quarta-feira, 15 de abril de 2015

Dia do Desenhista... E aí? Quando surge algo na mente?



Olá Amigos! Hoje é dia do desenhista e, como fiquei sabendo disto meio de supetão (na verdade eu tinha me esquecido completamente...), resolvi preparar algo além da tirinha de hoje pra mostrar pra vocês. Há mais ou menos um ano, o Flicks estava nascendo. Ok, publicamos as primeiras tiras em Junho, mas beeem antes disso, eu já estava fazendo esboços e criando os personagens, aqui, quietinho no meu quarto. 

Bom, hoje eu gostaria de mostrar exatamente como foram as primeiras viagens para criar todo este 'Cinemundo' e ter a coragem de mostrar pra vocês. E olha, não é fácil dar esta cara a tapa toda quarta-feira. Bem, mas vamos lá! A ideia surgiu numa sessão de cinema do interior (desdes cinemas de calçada, não de shopping) e aí comecei a bolar na cabeça mesmo como seria este universo. De cara, já me veio na mente que o protagonista seria um lanterninha. Não sei bem porquê... Mas num domingo próximo àquele dia, eu comecei a rascunhar os personagens e saiu algo assim:

Vejam só como o garoto Flicks era beeem diferente de hoje. Ainda bem que tudo evolui na vida... He! He! E como eu sou meio chato, notem que já comecei a rascunhar, inclusive, como seria a 'túnica' de uniforme dele. Outro detalhe bacana é que demorei muito tempo (mesmo depois de ter começado a fazer as tiras) para acertar o cabelo do Flicks. Uma hora era pra trás, como vocês viram no rascunho. Depois joguei pra frente, coloquei franja, fiz um 'pega rapaz', enfim. Olhando a evolução do traço, dá pra reparar muito o quanto o cabelo dele deu trabalho! Haha! Mas faz parte. A única coisa que nunca mudou desde o primeiro Flicks são os olhos pequenos. Ele sempre teve esse olho sem ver a bolinha, meio indefinido. Em seguido comecei também a rascunhar os outros personagens que me vieram a mente. Pensei logo, bom... Vamos ter um lanternina e quem mais? Um cinema precisa de um bilheteiro, um pipoqueiro, um projecionista e um gerente, pra organizar tudo, no mínimo... Então, vamos lá! A primeira aventura no traço ficou assim: 

Reparem como aqui eu já tinha colocado nome no personagem 'Flicks'. O Beto, que até então era só 'Pipoqueiro', tinha uma traço bem parecido com o de hoje. Assim como o seu Felício. A dona Beatriz ali em cima foi um rosto que me veio a mente, embora eu ainda não sabia se ela era a gerente ou a bilheteira. Depois decidi envelhecê-la um pouco e montei um conjunto: Ela era a gerente, mãe da projecionista. Por falar nisso, a personagem que mais me deu trabalho pra chegar nos 'finalmentes' foi a Mona. Eu já sentia que ela ia usar óculos, mas o traço não acertava. Ele chegou a ficar parecendo um ET. Então, depois de muito sacrifício e semanas rabiscando, os personagens começaram a ter uma forma mais 'fluida' e um traço mais conciso. Assim, senti que era hora e jogar algumas cores e começar a brincar um pouco com eles, pensando nas suas histórias e conhecendo (como um bom papai) quem eles eram: Aqui estão os primeiros desenhos de cada um:
Vejam só vocês, pela primeira vez na vida: o Beto sem óculos! rs... Bom, como uma pessoa cautelosa, imaginei que mesmo que nunca fosse aparecer assim nos quadrinhos, eu preciso saber como ele é sem óculos e gorro de pipoqueiro, né? Aproveitem, pois acho que nunca vão ver ele assim! =)


Cá estão: Seu Felício e Dona Beatriz (aqui já como Mãe de Mona).

E aqui está o garoto Flicks, com seu gorrinho de Lanterninha. Embora ele não use sempre este adereço, precisei fazer pra ver como ficava. E abaixo vocês conferem a Mona, no seu traço final. Notam alguma coisa nos desenhos?

Rá! sim, ela já nasceu mau-humorada. 

Bom, pra finalizar, depois fui pensando em cada historinha e criando passo a passo este universo de 'O Cinemundo de Flicks'. Fiquem sabendo que é uma coisa muito gostosa poder voltar a desenhar e publicar na internet toda quarta feira. Mesmo assim é uma baita responsabilidade pensar uma história nova a toda semana e criar personagens novos e tudo mais. Enfim, este é o desafio do criador... Do desenhista! E como hoje é 15 de Abril, felicito a todos os meus colegas que se aventuram a criar novos universos com um lápis e um papel. Feliz dia do desenhista e que venham muitas histórias novas do Flicks (aqui embaixo no seu traço definitivo) e de muitos outros personagens, como este cabelo castanho na frente dele, que nem faço ideia ainda de quem é, mas sei que em breve, conheceremos! ;) 


Namastê! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário